tem no suburbio logo branco.png
  • Tem no Subúrbio Agenda

Eu te amo Madureira

Um projeto de valorização e homenagem ao famoso bairro, localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.


Vista aérea de Madureia Fonte: Acervo pessoal de Thiago Maia

O perfil no instagram (@euteamomadureira) foi idealizado em 2016, pelo músico e produtor Thiago Maia, que é morador de Madureira há mais de 30 anos. Porém só depois de 5 anos e de uma jornada longa de trabalho com o Serjão Loroza, é que essa ideia finalmente foi colocada em prática, agora com a participação de Dayana Sabany, sua esposa.


A princípio a proposta era ter um perfil com fotografias do bairro, seus moradores, comerciantes e visitantes, mas depois, com a chegada do cineasta Elber Xavier, os planos evoluíram e passaram a incluir um canal no youtube e uma produtora.



Da esquerda para direita: Thiago Maia, Dayana Sabany e Elber Xavier. Fonte: Perfil do Instagram 'eu te amo madureira'

Um dos objetivos do projeto é revelar as potências de Madureira, bairro que possui uma história em conjunto com a formação da cidade e muitos ícones e símbolos de extrema relevância cultural.



Mercadão de Madureira Fonte: Acervo pessoal de Thiago Maia

Através do canal, eles também tem buscado contar a história de quem vive, frequenta e trabalha no local. A primeira produção do projeto é sobre os camelôs, que podemos afirmar que são um dos protagonistas do comércio da região.



Thiago acredita que é dando visibilidade aos pontos positivos da região, que será possível amenizar o estigma da violência que, infelizmente, acompanha a imagem do bairro:


Eu quero com este canal contribuir para que o turista sinta vontade de fazer um piquenique no parque, de comer a feijoada da Portela e de ir às compras no comércio local. Esse movimento pode trazer mais segurança e melhorias para o bairro. A nossa intenção é mostrar que a parte negativa de Madureira é muito pequena diante de toda a sua grandiosidade.”

Para contribuir e ver mais sobre o 'Eu te amo Madureira', acompanhe o projeto em suas redes sociais:


Instagram: https://www.instagram.com/euteamomadureira/

Youtube: https://www.youtube.com/c/EuTeAmoMadureira/featured