tem no suburbio logo branco.png
  • Rafael Bastos

DesignLinhadas

Estúdio criativo lança edital para artistas visuais de Nova Iguaçu


Foto: Mazé Mixo

Essa é pra galera de Nova Iguaçu! O estúdio criativo DesignLinhadas (@designlinhadas) vai lançar em fevereiro o Di.Cria.Tiva, um zine virtual que vai mostrar a potência da produção de arte visual iguaçuana em linguagem de zine, que vai ser lançado dia 17 de Fevereiro e contará com 4 edições, divulgados uma vez por semana nos stories da página delas no Instagram.


Para que o projeto seja o mais plural possível, elas estão lançando uma Chamada Aberta para encontrar os artistas visuais de todos os cantos de Nova Iguaçu e das mais diversas linguagens. É uma oportunidade para os artistas visuais, fotógrafos, ilustradores e designers, crias de Nova Iguaçu, mostrarem seus trabalhos. Os trabalhos selecionados na chamada vão participar de uma exposição, e as inscrições vão até dia 05/02.


A DesignLinhadas foi fundada em 2016, pelas designers Elaine Rodrigues (@elaine_grodrigues) e Nathalie Peixoto (@peixonautha), com a proposta de pensar o design e as artes visuais de forma menos elitista e mais próxima da realidade da periferia.


"A gente utiliza esse repertório visual que a gente tem por ser morador da baixada, por conseguir olhar esse território como um lugar de potência, no nosso repertório criativo", afirma Elaine.



É uma organização que busca usar o design e as artes visuais como uma ferramenta de prática criativa para estimular diálogos entre pessoas, coletivos e territórios, permitindo conexões que possam impulsionar novos imaginários sobre as cidades das regiões periféricas.


"Sempre trabalhamos com projetos, organizações ou instituições que atuem em prol da valorização da cultura principalmente a periférica, e luta por direitos"


Sobre o projeto Di.Cria.Tiva, Elaine fala da importância da criação de uma rede de conexão entre os artistas iguaçuanos:


"Um dos objetivos que temos com o projeto é de possibilitar a criação de um círculo virtuoso de inspiração local. Quando fomos pra faculdade, sentíamos falta de ter inspirações próximas da nossa realidade, isso faz muita diferença no empoderamento.


Faz sentido a gente olhar pra uma pessoa próxima, um artista, um designer, um ilustrador e falar 'se aquele cara consegue, eu também consigo', e que é possível pensar (e sonhar) em ser artista visual mesmo sendo de periferia. E mais, que a narrativa visual e os elementos que fazem parte do entorno e da vivência da periferia são materiais riquíssimos para esses artistas. Imaginamos que o Di.Cria.Tiva possa ser um espaço pra gente se inspirar nas pessoas que tão aqui pertinho da gente. Um início de uma rede de contato entre esses artistas visuais de Nova Iguaçu, pra se reconhecerem e se valorizarem."


Você pode conhecer mais do trabalho do estúdio em www.designlinhadas.com